Transformação digital sem perder a essência: saiba como é possível
Um dos grandes medos dos pequenos e médios empresários em relação à virada
O Branding, ou gestão de marca, é um conjunto de ações estratégicas e em cadeia, que visam impulsionar empresas através da construção de uma imagem sólida e memorável no mercado. Mas, será que o branding é para todos? É o que você vai descobrir neste artigo!
Uma gestão de marca eficiente é capaz de despertar sensações e criar conexões reais entre empresas e seus consumidores.
Mas, antes de mergulhar nesse universo, entenda a diferença entre branding e marca.
A marca une ativos os físicos e os intangíveis de uma empresa. A logo, assim como a paleta de cores, sempre presentes nas embalagens, nas peças gráficas, nos e-mails, e em muito mais, fazem parte de uma marca.
O que também faz parte da marca e, diga-se de passagem, representam parte muito importante dela, são o posicionamento, a personalidades e a linguagem utilizada.
Já o branding, diz respeito à maneira como resolvemos utilizar todos esses elementos que a marca é capaz de nos oferecer.
Assim como os ativos tangíveis precisam ser bem administrados, uma empresa de sucesso precisa gerir a sua marca da maneira mais única e coerente possível.
O que significa, afinal, gerir uma marca?
Parafraseando a Terceira Lei de Newton, que nos diz que “Toda ação tem uma reação”, o Branding surge para dizer que as ações de uma marca refletem diretamente em seu sucesso.
E o que isso significa? Significa que, em um mundo onde o Marketing Digital é lei, e a criação de conexões duradouras entre empresas e seus consumidores é mandatória, é importante que as marcas representem muito mais que serviços ou produtos de qualidade para seus consumidores.
A gestão de marca chega para pensar e executar estratégias e ações que aproximam as empresas de seus clientes e, mais do que isso, as colocam em uma posição de importância legítima na vida de seus consumidores.
Nesse ponto, você pode estar se perguntando se apenas grandes empresas não são capazes de traçar estratégias de marca e segui-las com afinco.
A resposta para essa pergunta que não quer calar é: não.
Independente do tamanho da sua empresa ou mercado em que está inserida, a sua empresa tem concorrentes. E essa não é uma pergunta.
No meio de concorrentes diretos ou indiretos, não adianta ter um produto ou serviço muito bom, se a sua marca não consegue se diferenciar e cai rapidamente no esquecimento.
Estratégias de branding são aplicáveis a qualquer tipo e tamanho de negócio, porque, além de tudo, o branding é feito sob medida, de acordo com as necessidades e possibilidades de cada empresa.
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Nathalia Policarpo, mais conhecida como Nath, é Analista de Marketing, produtora de conteúdo e grande apreciadora de Harry Potter.
Nathalia acredita no poder que as marcas têm de mudar o dia de alguém através da construção de conexões fortes e da sensação de pertencimento.
Um dos grandes medos dos pequenos e médios empresários em relação à virada
O Branding, ou gestão de marca, é um conjunto de ações estratégicas e
Se você é um(a) empreendedor(a), certamente já ouviu falar em branding e em
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