PXTP

O que é branding e como ele impulsiona empresas de todos os tamanhos

O Branding, ou gestão de marca, é um conjunto de ações estratégicas e em cadeia, que visam impulsionar empresas através da construção de uma imagem sólida e memorável no mercado. Mas, será que o branding é para todos? É o que você vai descobrir neste artigo!

Uma gestão de marca eficiente é capaz de despertar sensações e criar conexões reais entre empresas e seus consumidores. 

Mas, antes de mergulhar nesse universo, entenda a diferença entre branding e marca.

Marca x Branding

A marca une ativos os físicos e os intangíveis de uma empresa. A logo, assim como a paleta de cores, sempre presentes nas embalagens, nas peças gráficas, nos e-mails, e em muito mais, fazem parte de uma marca. 

O que também faz parte da marca e, diga-se de passagem, representam parte muito importante dela, são o posicionamento, a personalidades e a linguagem utilizada.

Já o branding, diz respeito à maneira como resolvemos utilizar todos esses elementos que a marca é capaz de nos oferecer. 

Assim como os ativos tangíveis precisam ser bem administrados, uma empresa de sucesso precisa gerir a sua marca da maneira mais única e coerente possível. 

O Branding traz significado

O que significa, afinal, gerir uma marca? 

Parafraseando a Terceira Lei de Newton, que nos diz que “Toda ação tem uma reação”, o Branding surge para dizer que as ações de uma marca refletem diretamente em seu sucesso. 

E o que isso significa? Significa que, em um mundo onde o Marketing Digital é lei, e a criação de conexões duradouras entre empresas e seus consumidores é mandatória, é importante que as marcas representem muito mais que serviços ou produtos de qualidade para seus consumidores. 

A gestão de marca chega para pensar e executar estratégias e ações que aproximam as empresas de seus clientes e, mais do que isso, as colocam em uma posição de importância legítima na vida de seus consumidores. 

Não existe tamanho para a diferenciação

Nesse ponto, você pode estar se perguntando se apenas grandes empresas não são capazes de traçar estratégias de marca e segui-las com afinco. 

A resposta para essa pergunta que não quer calar é: não. 

Independente do tamanho da sua empresa ou mercado em que está inserida, a sua empresa tem concorrentes. E essa não é uma pergunta. 

No meio de concorrentes diretos ou indiretos, não adianta ter um produto ou serviço muito bom, se a sua marca não consegue se diferenciar e cai rapidamente no esquecimento. 

Estratégias de branding são aplicáveis a qualquer tipo e tamanho de negócio, porque, além de tudo, o branding é feito sob medida, de acordo com as necessidades e possibilidades de cada empresa. 

E então, percebeu como o Branding pode alavancar os seus negócios e quer saber mais sobre como aplicar essa estratégia em sua empresa? Clique aqui e entre em contato com a gente.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Nathalia Policarpo
Nathalia Policarpo

Nathalia Policarpo, mais conhecida como Nath, é Analista de Marketing, produtora de conteúdo e grande apreciadora de Harry Potter.
Nathalia acredita no poder que as marcas têm de mudar o dia de alguém através da construção de conexões fortes e da sensação de pertencimento.

TODOS POSTS DO AUTOR

Publicações relacionadas

Newsletter

Se inscreva para receber novidades!

Temos o compromisso de proteger sua privacidade.

Publicações populares