Transformação digital sem perder a essência: saiba como é possível
Um dos grandes medos dos pequenos e médios empresários em relação à virada
Um dos grandes medos dos pequenos e médios empresários em relação à virada de chave definitiva para o digital nos negócios é a falta do contato próximo com os clientes em cada detalhe. Apesar dessa crença estabelecida, transformação digital não significa estar longe, e é sobre isso que vamos falar neste artigo!
De acordo com Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, fidelizar um cliente é de 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar um cliente novo.
Isso acontece porque os clientes recorrentes já conhecem nossos produtos ou serviços, confiam em nosso trabalho e tendem a aumentar seu ticket médio com o passar do tempo.
Apesar de não existir fórmula para o sucesso na fidelização de clientes, uma coisa é certa: eles precisam de atenção e cuidado.
Muitas empresas tradicionais encontraram no contato próximo e em um ótimo atendimento físico uma maneira de encantar seus consumidores. Mas será essa a única maneira de fidelizar clientes? E, mais importante, será essa a maneira mais eficiente de encantar seus consumidores?
No ano de 2019, a Salesforce, uma empresa norte-americana de softwares de vendas, divulgou uma pesquisa sobre as preferências de compra de mais de 10 mil consumidores (brasileiros incluídos).
67% dos entrevistados respondeu preferir a compra on-line ao varejo físico.
Uma pesquisa como essas, divulgada meses antes de pararmos o mundo por conta de uma pandemia, e presenciarmos empresas falindo ou se adaptando em tempo recorde ao digital, significa que as tendências de consumo vêm mudando há muito tempo.
Plataformas de vendas automatizadas garantem coisas que uma pessoa não é capaz de fazer sozinha: gerar e administrar muitas vendas ao mesmo tempo.
Plataformas digitais geram cupons e realizam sorteios com facilidade e confiabilidade, deixando de lado todo o trabalho analógico para a organização e conferência de tais ações.
A realização de pesquisas de satisfação e coleta de depoimentos é infinitamente mais fácil através da internet. Através de sites de pesquisa ou até comentários nas plataformas de vendas, é mais fácil e ágil monitorar a reação dos clientes e desenvolver ações relacionadas a elas.
Vender no digital não pode e não deve ser sinônimo de dificuldade. Por isso, estruture uma cadeira de vendas e logística reversa que funcione de maneira prática e que seus clientes possam comprar de maneira fácil e rápida.
Esteja por perto! Produza conteúdo, apareça e interaja com seus clientes nas redes sociais da sua empresa. Tudo isso gera engajamento e sensação de proximidade com o público.
Use depoimentos, compartilhe as marcações e realize sorteios para seus clientes. O reconhecimento fortalece o vínculo entre as duas partes.
Envie cartas, bilhetinhos e desenhos feitos à mão nas compras de seus clientes. O digital é importante, mas os traços humanos são importantes para que possamos nos enxergar nas marcas que gostamos de consumir. Por isso, deixe uma marca de carinho em seus produtos e serviços.
Essas são só algumas maneiras de se digitalizar sem perder a essência de uma marca próxima de seus clientes. Gostou do assunto e quer saber mais? Fique por dentro das redes sociais da PXTP!
Nathalia Policarpo, mais conhecida como Nath, é Analista de Marketing, produtora de conteúdo e grande apreciadora de Harry Potter.
Nathalia acredita no poder que as marcas têm de mudar o dia de alguém através da construção de conexões fortes e da sensação de pertencimento.
Um dos grandes medos dos pequenos e médios empresários em relação à virada
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