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Transformação digital sem perder a essência: saiba como é possível

Um dos grandes medos dos pequenos e médios empresários em relação à virada de chave definitiva para o digital nos negócios é a falta do contato próximo com os clientes em cada detalhe. Apesar dessa crença estabelecida, transformação digital não significa estar longe, e é sobre isso que vamos falar neste artigo!

Por que gostamos do contato próximo com os clientes?

De acordo com Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, fidelizar um cliente é de 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar um cliente novo. 

Isso acontece porque os clientes recorrentes já conhecem nossos produtos ou serviços, confiam em nosso trabalho e tendem a aumentar seu ticket médio com o passar do tempo. 

Apesar de não existir fórmula para o sucesso na fidelização de clientes, uma coisa é certa: eles precisam de atenção e cuidado. 

Muitas empresas tradicionais encontraram no contato próximo e em um ótimo atendimento físico uma maneira de encantar seus consumidores. Mas será essa a única maneira de fidelizar clientes? E, mais importante, será essa a maneira mais eficiente de encantar seus consumidores?

Eles preferem comprar on-line

No ano de 2019, a Salesforce, uma empresa norte-americana de softwares de vendas, divulgou uma pesquisa sobre as preferências de compra de mais de 10 mil consumidores (brasileiros incluídos). 

67% dos entrevistados respondeu preferir a compra on-line ao varejo físico. 

Uma pesquisa como essas, divulgada meses antes de pararmos o mundo por conta de uma pandemia, e presenciarmos empresas falindo ou se adaptando em tempo recorde ao digital, significa que as tendências de consumo vêm mudando há muito tempo. 

Benefícios da virada de chave digital nos negócios

  • Escalabilidade 

Plataformas de vendas automatizadas garantem coisas que uma pessoa não é capaz de fazer sozinha: gerar e administrar muitas vendas ao mesmo tempo.

  • Facilidade de desenvolvimento de ações promocionais 

Plataformas digitais geram cupons e realizam sorteios com facilidade e confiabilidade, deixando de lado todo o trabalho analógico para a organização e conferência de tais ações.

  • Fácil mensuração de satisfação do cliente

A realização de pesquisas de satisfação e coleta de depoimentos é infinitamente mais fácil através da internet. Através de sites de pesquisa ou até comentários nas plataformas de vendas, é mais fácil e ágil monitorar a reação dos clientes e desenvolver ações relacionadas a elas. 

Dicas para inserir sua empresa na cultura digital sem perder a essência

  • Tenha uma cadeira de vendas e logística reversa eficiente

Vender no digital não pode e não deve ser sinônimo de dificuldade. Por isso, estruture uma cadeira de vendas e logística reversa que funcione de maneira prática e que seus clientes possam comprar de maneira fácil e rápida. 

  • Marque presença nas redes sociais

Esteja por perto! Produza conteúdo, apareça e interaja com seus clientes nas redes sociais da sua empresa. Tudo isso gera engajamento e sensação de proximidade com o público.

  • Reconheça publicamente os seus clientes 

Use depoimentos, compartilhe as marcações e realize sorteios para seus clientes. O reconhecimento fortalece o vínculo entre as duas partes. 

  • Deixe vestígios analógicos em suas vendas

Envie cartas, bilhetinhos e desenhos feitos à mão nas compras de seus clientes. O digital é importante, mas os traços humanos são importantes para que possamos nos enxergar nas marcas que gostamos de consumir. Por isso, deixe uma marca de carinho em seus produtos e serviços. 

Essas são só algumas maneiras de se digitalizar sem perder a essência de uma marca próxima de seus clientes. Gostou do assunto e quer saber mais? Fique por dentro das redes sociais da PXTP!

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Nathalia Policarpo
Nathalia Policarpo

Nathalia Policarpo, mais conhecida como Nath, é Analista de Marketing, produtora de conteúdo e grande apreciadora de Harry Potter.
Nathalia acredita no poder que as marcas têm de mudar o dia de alguém através da construção de conexões fortes e da sensação de pertencimento.

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